quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUANDO O EXCESSO DE RAIVA PREJUDICA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS


A raiva tem custos enormes. Aquele impulso que em uma determinada situação parecia tão apropriado, tão justificado, torna-se uma tremenda fonte de culpa e remorso nas horas de calmaria. “O que parecia tão merecedor de críticas passa. O que fica são cicatrizes, a mágoa, a alienação (McKay, 1989)”. O casamento torna-se um “campo minado”, os amigos desaparecem quando você chega, seus filhos não te suportam mais, e o pior, a raiva afeta a sua saúde, provocando o Stress.
 Se a raiva tem prejudicado os seus relacionamentos está na hora de você tomar uma atitude. É possível controlar a raiva aprendendo e praticando habilidades essenciais para enfrentá-la. De que maneira podemos aprender a manejar a nossa raiva?
·        Através da nossa capacidade em controlar as demonstrações destrutivas de raiva;
·        Modificando nossas crenças, pressupostos e atitudes que ocasionam a raiva, identificando, questionando e mudando os pensamentos-gatilho da raiva;
·        Obtendo clareza a respeito do verdadeiro problema;
·        Ao invés de explodir quando estiver com raiva, aprender técnicas de relaxamento;
·        Aprendendo recursos de Comunicação e Resolução de Problemas.
Segundo McKay (1989), a firmeza é o antídoto da raiva. Você pode dizer ao seu marido “Eu quero mais atenção”, ao invés de acusá-lo: “Você é uma pedra de gelo”.
Você tem todo o direito de expressar as suas necessidades, mas pode se proteger sem brigar. Pode estabelecer limites sem afastar as pessoas. O pulo do gato está em ser direto e não atacar. Apresentar os fatos coloca a questão na mesa para ser discutida. Será mais provável você obter a cooperação da outra pessoa se começar com uma sentença objetiva do que abrir a conversa com um insulto.
É importante procurar e admitir os outros sentimentos que se escondem por trás da raiva, como o medo, a culpa, o desapontamento e o constrangimento.
E lembre-se: o comportamento agressivo que demonstramos quando estamos com raiva só resolve o problema a curto prazo. A longo prazo ele nos causará uma grande dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário