quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DADOS HISTÓRICOS DE IRAPURU




O Município de Irapuru (do tupi “ uirapuru “ , que é uma espécie de pássaro) começou a ser povoado por volta de 1948, quando vieram agricultores de diversas regiões de São Paulo e outros Estados, atraídos pelas suas terras férteis a margem esquerda do rio Aguapeí, cortado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Os proprietários das terras desbravadas, Junqueira Netto e Cia, incumbiram Oswaldo Leite Ribeiro de loteá-las e vende-las, organizando este a empresa Sociedade Irapuru Ltda., que iniciou a derrubada das matas e a construção das primeiras casas.
Em 1948, foi fundada a povoação de Irapuru, que ganhou rápido desenvolvimento graças a cultura do café e do algodão. Chegando a Distrito de Paz ainda em dezembro do mesmo ano subordinado ao Município de Pacaembu.
O Distrito criado com a denominação de Irapuru, foi criado pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Pacaembu, com Sede no povoado do mesmo nome e com terras desmembradas do Distrito de Pacaembu (Ex-Guaraniúva).
Elevado à categoria de município com a denominação de Irapuru, pela Lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Pacaembu, sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Fonte: Biblioteca do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário