quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

História da Estrada de Ferro de Irapuru


O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru.
A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista.
Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.

Linha-tronco oeste - km 648,750   SP-0972
Inauguração: 29.09.1959    
Uso atual: moradia   
Data de construção do prédio atual: 1959

A ESTAÇÃO
A estação de Irapuru foi aberta em 1959, em um município que já estava estabelecido desde 1953. Em 1993 ainda estava em bom estado. 
Em junho de 2004, a estação estava reformada e pintada de cores berrantes para abrigar uma espécie de brinquedoteca da Prefeitura, a "Casa de Brinquedo - Cantinho da Fantasia". 
É, parece que as ferrovias neste País são mesmo uma fantasia. Já que trens não passavam por ali já havia pelo menos três anos, o jeito foi transformar tudo num imenso brinquedo. 

 
FONTE: Cristiano Luizão, 2007; Hermes Y. Hinuy; Fabio Vasconcelos, 2001; Paulo César; Rafael Corrêa, 2008; José Serra; Eli Silva; Relatórios oficiais da Cia. Paulista, 1940-1969; IBGE, 1973; Mapas - acervo R; M; Giesbrecht

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